Mulher: Mostra a tua força! empoderamento feminino

Silvia Pereira Souto

Mulher: Mostra a tua força! empoderamento feminino

Projeto de Silvia Pereira Souto

Contribuição do projeto para a educação

No projeto Mulher: Mostra a tua força trabalha com o empoderamento feminino, cada aluno é motivado a escrever uma memória ( um fato acontecido em sua vida ), o texto escrito pelo aluno é revisado e devolvido ao estudante que faz as correções e retorna ao professor. Essa pratica é feita três vezes até que o texto esteja bom para publicação. Os textos escritos fazem parte de um livro confeccionado em editora e posteriormente é realizado um lançamento com noite de autógrafos com familiares como convidados.

Com essa prática da escrita além de trabalhar o processo da escrita trabalha a valorização do indivíduo, o conhecimento individual e coletivo e por fim, há o empoderamento. No ano de 2018 foi lançado o livro “Os Escritos Secretos” por alunos da escola Estadual José Pereira dos Santos – Sarzedo – MG . Tendo como orientadora e coordenadora a professora Silvia Pereira Souto.

Aspectos curriculares atendidos pelo projeto

O projeto foi construído para valorização da identidade do indivíduo. Valorização e respeito a mulher e luta aos seus direitos. Além de focar na melhora da escrita de forma geral. Melhorar a escrita é cada vez mais importante nas escolas e ela pode ser feita através da valorização do indivíduo. Do conhecimento interno e social em que se vive. Respeitando as crenças individuais e modo de vida.

Valorização da diversidade e inclusão

O projeto visa valorizar as histórias e vivencias de cada aluno. Valorizando as características individuais e de escrita. O projeto almeja buscar a interação entre os envolvidos uma vez que cada aluno ou aluna escreverá sua historia de vida e será compartilhada em um livro. Todos os alunos são convidados a participarem.

Atividades desenvolvidas no Projeto

O projeto trabalha com o processo da escrita. Aos alunos é ensinado questões teóricas e práticas da língua portuguesa . Cada aluno escreve uma memória e há um processo de correção e reescrita. Neste processo, a primeira versão do aluno é entregue ao professor que faz as correções ortográficas, coerência e coesão e faz observações sobre quais tópicos o aluno-escritor deve desenvolver em seu texto. Essa prática é feita três vezes até o texto atingir um ponto apto para publicação em um livro. No final o aluno assina o texto e autorização para publicação.

Instrumentos utilizados na avaliação

Exposição oral do tema. Prática de escrita em sala de aula e em casa.

Resultado observado

Os textos são avaliados assim que cada aluno termina. É feita correção no que se refere as normas da Língua Portuguesa. No final cada aluno recebe um exemplar do livro. Não há pontuação. O aluno é incentivado a participar do livro.

O texto deste projeto foi enviado pelo autor e é de responsabilidade do autor deste projeto.

Projeto ajuda no desenvolvimento de quais competências?

ConhecimentoComunicaçãoRepertório culturalCultura digitalTrabalho e projeto de vidaArgumentaçãoAutoconhecimento e autocuidadoEmpatia e cooperaçãoResponsabilidade e cidadaniaPensamento científico, crítico e criativo

Horas/Aulas aplicadas ao projeto.

1 horas diárias

1 horas diárias

Público-alvo do projeto.

Fundamental II

Horas/Aulas aplicadas ao projeto.

Parque

Escola Pública

Escola Particular

Quantidade adequada de participantes.

30 participantes

30 participantes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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