Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 7.o ano tiveram a oportunidade de conhecer, debater e compreender o TEA (Transtorno do Espectro Autista), associando o tema ao gênero textual jornalístico, conteúdo do bimestre. A partir daí, várias ideias foram surgindo, uma delas resultou no projeto “Jornal Século News – AUTISMO”, idealizado por mim, professora da disciplina, Alânia Alves Nogueira. Foi um trabalho realizado com muito empenho, seriedade e alegria, com o objetivo de informar e conscientizar toda a comunidade escolar e externa através da internet. Um dos pontos interessantes, também, deu-se no entendimento das metologias aplicadas na Sala Multifuncional do Século, um ambiente adaptado para receber alunos com necessidades específicas. E, como resultado de todo esse processo, é que apresento-lhes o nosso projeto: “Jornal Século News”, com matérias sobre AUTISMO.
Nossa Escola tem alguns projetos e espaços para desenvolver as habilidades de alunos inclusivos. No entanto, o entendimento por porte dos demais faz-se e fez-se necessário para uma convivência de maior respeito e compreensão de tudo que engloba esse mundo cheio de descobertas e aprendizagens que é o do autismo.
A BNCC e os currículos se identificam na comunhão de princípios e valores. Dessa maneira, reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. Compromissos esses oferecidos pelo projeto “Jornal Século News – Autismo”, uma vez que engloba esse conjunto de dimensões capazes de formar cidadão críticos e éticos, capazes de respeitar e compreender o que os difere de outros.
Além disso, o MEC incentiva, através dos PCN’S, que se trabalhe temas transversais com o objetivo de preparar o aluno para viver em uma sociedade de forma pacífica, democrática e ética, reconhecendo que o outro tem o direito de ser diferente.
Nos dias atuais, vive-se uma época em que todos os ambientes devem trabalhar com a inclusão, principalmente no âmbito escolar, pois é no mesmo que o indivíduo é preparado para a vida social. A importância do tema abordado deu-se por razão de entendimento do processo e a necessidade de se conviver, de forma harmoniosa, nesse “mundo” tão cheio de singularidades e descobertas que é o TEA – Transtorno do Espectro Autista.
1. Estudo do gênero textual jornalístico e do tema em questão (autismo) proposto pelo material didático digital (Geekie One);
2. Pesquisas, debates e rodas de conversas acerca do tema;
3. Divisão das funções baseada no gênero jornalístico e nas aptidões individuais de cada aluno;
4. Idealização da realização do projeto: conteúdo, local, horário etc.
5. Ensaios;
6. Gravações:
7. Edições e ajustes;
8. Apresentação do objeto digital contendo o projeto “Jornal Século News – Autismo.”
Obs.: realizada no miniauditório do Centro Educacional Século, para os alunos do 5o ao 3o ano do Ensino Médio;
9. Divulgação nas mídias da Escola.
1. Material didático digital (Geekie One);
2. Chromebooks;
3. Ferramentas Google for Education (pesquisas, documentos individuais e compartilhados, apresentações, vídeos etc.);
4. Livro: “Dez coisas que toda criança com Autismo gostaria que você soubesse” – Ellen Notbohn; “Mundo Singular – Entenda o Autismo” – Ana Beatriz Barbosa Silva.
5. Sala Multifuncional Século (inclusão);
6. Estúdio Século (para as gravações);
7. Objeto digital (vídeo – Jornal Século News – Autismo); Obs.: material em anexo.
8. Miniauditório;
9. Websites.
Os alunos se envolveram significativamente. Encantaram-se pelo tema – TEA – e pela proposta da criação de um jornal dinâmico com o objetivo de comunicar e conscientizar toda a comunidade acerca do assunto, que é tão relevante. A atuação foi surpreendente, principalmente pelo impacto causado, envolvendo: (auto)conscientização, as habilidades desenvolvidas e o conhecimento adquirido.