IDEB:Juntos nós podemos ir além

Fabiana Silva Rocha

IDEB:Juntos nós podemos ir além

Projeto de Fabiana Silva Rocha

Contribuição do projeto para a educação

O projeto foi responsável pela ela elevação dos índices educacionais do município de Coruripe em 2017. Através do mesmo, o IDEB das séries iniciais subiu de 6,3 em 2015 para 8,5 em 2017, e nas séries finais subiu de 4,4 em 2015 para 6,3 em 2017. Cinco escolas desta rede, atualmente o no ranking das melhores escolas públicas do país e hoje a Escola de melhor IDEB do país com 9,9 faz parte da rede municipal de Coruripe-Al.

A proposta do projeto foi lançar ações de cunho coletivo e pedagógico que pudessem inovar a metodologia de ensino na sala de aula, promovendo uma aprendizagem lúdica e atrativa preparatória para a Prova Brasil.

O diferencial deste projeto foi o intercâmbio realizado entre as escolas, onde as mesmas puderam se ajudar mutuamente durante todo o processo.

Aspectos curriculares atendidos pelo projeto

O projeto citado foi elaborado no ano de 2017 , com foco na potencialização da exploração das disciplinas de língua portuguesa e matemática nos quintos e nonos anos do ensino fundamental. O mesmo trabalha diversas competências da BNCC, tais como:

1.Conhecimento: Através das habilidades trabalhadas em sala de aula e nos laboratórios de aprendizagem.
2. Pensamento científico, crítico e criativo: Através da metodologia de ensino aprendizagem aplicada.
4. Comunicação: mediante os intercâmbios diversos realizados.
5. Cultura digital: através da exploração dos simulados online.
7. Argumentação: na realização das gincanas e intensivões.
9. Empatia e cooperação: mediante a realização dos intercâmbios e gincanas.

Valorização da diversidade e inclusão

O projeto foi aplicado a todos alunos, não houve exclusão alguma , ou critério de participação que fosse voltado para a seleção de participantes, o único critério era ser aluno de quinto e nono ano do ensino fundamental da rede pública municipal. Os alunos participantes com alguma deficiência eram assistidos pelo AEE e pelos profissionais AVE.

Atividades desenvolvidas no Projeto

1- Apresentação do projeto para professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede;
2- Elaboração de plano anual pró IDEB com ações das escolas em consonância das com o projeto apresentado;
3- Elaboração e utilização de fichas de acompanhamento da aprendizagem dos alunos;
4-Realizacão de oficinas e formações com coordenadores pedagógicos e professores;
5- Implementação do laboratório de aprendizagem de acordo com diagnóstico inicial de aprendizagem;
6- Implantação dos simulados online ;
7- Confecção de material de apoio para professores e estudantes;
8- Realização dos intensivões (aulões) de revisão das habilidades;
9- Realização das gincanas : Rumo ao IDEB está lição eu aprendo!
10- Realização de seminário de práticas exitosas;
11-Realizacão de intercâmbio entre as escolas;
12-Aplicacão de simulados internos bimestrais;
13- Realização de homenagem professores envolvidos e alunos com melhores resultados durante o ano letivo.

Instrumentos utilizados na avaliação

Simulados internos;
O acompanhamento das fichas de aprendizagem dos alunos:
A discussão de gráficos de resultados nas reuniões mensais;
Visitas de acompanhamento e monitoramento nas escolas.

Resultado observado

Os alunos superaram as expectativas visto que o Ideb do município em 2015 era 6,5 e subiu para 8,5 nas séries iniciais em 2017, nas séries finais que era de 4,4 subiu para 6,3 em 2017.

O texto deste projeto foi enviado pelo autor e é de responsabilidade do autor deste projeto.

Projeto ajuda no desenvolvimento de quais competências?

ConhecimentoComunicaçãoCultura digitalEmpatia e cooperaçãoPensamento científico, crítico e criativo

Horas/Aulas aplicadas ao projeto.

200 horas diárias

200 horas diárias

Público-alvo do projeto.

Fundamental II

Horas/Aulas aplicadas ao projeto.

Parque

Escola Pública

Escola Particular

Quantidade adequada de participantes.

1800 participantes

1800 participantes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Imprimir Página