Construção de um microscópio com materiais recicláveis

Juliana Ramalho de Oliveira

Construção de um microscópio com materiais recicláveis

Projeto de Juliana Ramalho de Oliveira

Contribuição do projeto para a educação

Durante as aulas de Ciências foi desenvolvido juntamente com os alunos um microscópio com materiais recicláveis, como por exemplo, garrafas pet, papelão e leitores de DVDs encontrados no interior de aparelhos de DVDs que seriam descartados devido a sua inutilidade. O intuito da criação do projeto de inicio era desenvolver um aparelho simples e barato que permitisse a visualização de estruturas de insetos , feixes de células, etc. Esse aparelho seria usado para suprir a ausência de aparelhos de microscópio no ambiente escola. No entanto, a criação do aparelho vai muito além do suprir necessidades de um aparelho, ele permite trabalhar conceitos importantíssimos na área da Ciências , como a reciclagem, preservação do meio ambiente, reutilização de materiais e introdução a microscopia. Além disso, o aparelho permite o desenvolvimento de aulas práticas que engloba o eixo temático ambiente e vida.

Aspectos curriculares atendidos pelo projeto

O projeto foi criado para suprir a ausência de um aparelho de microscópio no ambiente escolar. O uso do aparelho no ambiente escolar permite a maior compreensão dos seguintes conteúdos: O estudo das células e sua organização básica, reino das plantas e reino dos animais . O estudo dos conteúdos especificados associados a aulas práticas com o auxilio do aparelho proposto, permite maior desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela BNCC.

Valorização da diversidade e inclusão

O projeto desenvolvido permite a participação de todos os alunos. Aproxima os alunos, permite o desenvolvimento de trabalhos em grupos, inclui alunos com algum tipo de deficiência e aproxima-os dos demais colegas, desperta a curiosidade.

Atividades desenvolvidas no Projeto

O microscópio é constituído de uma lente com poder significativo de aumento, permitindo a visualização de estruturas básicas. Essa lente pode ser encontrada no interior de aparelhos de DVD. Para o corpo do microscópio e suporte de laminas, utilizamos o gargalo de garrafa PET e na tampinha presa ao gargalo fixamos a lente. A tampinha preza ao gargalo pode girar e focalizar o objeto a ser observado. Para a base do microscópio utilizamos papelão e palitos de churrasquinhos. Abaixo da base foi fixada uma lâmpada de LED pequena que poderá ser utilizada em momentos de observação de partes de insetos. O uso da lâmpada de LED em cortes histológico impossibilita a visualização de estruturas claras. A lâmpada pode ser conectada a uma bateria ou pilha. No entanto, o microscópio pode ser utilizado sem a base, basta direcioná-lo a uma luz.

MATERIAIS
• Leitores DVDs (encontrado dentro de aparelhos de DVD inutilizáveis);
• Fita adesiva transparente;
• Bandejas transparentes utilizadas em salão de beleza (para serem usadas como lâmina);
• Garrafa PET;
• Tesouras;
• Estilete;
• Cola epox;
• Caixa de papelão (Dimensão:12 cm de comprimento x 12cm de largura);
• Lâmpadas de LED (pode ser retirada de lanternas) ou laser de LED;
• Baterias ou pilhas;
• Palitos de churrasco;

PROCEDIMENTOS
Passo 1: Corte o gargalo da garrafa PET e reserve . Em seguida recorte um pedaço da bandeja e coloque o objeto a ser visualizado, cole um pedaço de fita adesiva sobre a lâmina e fixe-a sobre o gargalo da garrafa como na figura 1 e 2.

Passo 2: Retire o leitor do DVD com muito cuidado para não estragar a lente.

Passo 3: Faça um furo na tampinha da garrafa PET, em seguida cole o leitor de DVD sobre a tampinha com o auxilio da cola epox, de forma que o furo fique coberto pela lamina.

Passo 4: Encaixe a tampinha no gargalo da garrafa (recortado no passo 1) e gire para focalizar o objeto.

Passo 5: Corte duas folhas de papelão na medida especificada, faça um corte de 1cm x 1cm no centro de uma das folhas. Faça quatro furos em ambas as folhas e fixe os palitos. Em seguida, coloque a lâmpada de LED entres as duas folhas de papelão de forma que a iluminação consiga atravessar o espaço recortado em uma das folhas de papelão. Por último, coloque o gargalo sobre a base de papelão. Se preferir, pode deixar sem a base e quando utilizar basta direcionar o fundo do gargalo para uma lâmpada.

Instrumentos utilizados na avaliação

• Interesse e participação nas aulas;
• Desenvolvimento das atividades propostas;
• Registros do resultados por meio de imagens, desenhos e esquemas;
• Trabalho em grupo;

Resultado observado

O desempenho dos alunos melhoraram bastante após a utilização do aparelho durante as aulas. Alunos indisciplinados e com dificuldades de aprendizagem passaram a participar ativamente das aulas, pois as aulas práticas são mais atrativas e despertam a curiosidade dos alunos.

O texto deste projeto foi enviado pelo autor e é de responsabilidade do autor deste projeto.

Projeto ajuda no desenvolvimento de quais competências?

Responsabilidade e cidadaniaPensamento científico, crítico e criativo

Horas/Aulas aplicadas ao projeto.

4 horas diárias

4 horas diárias

Público-alvo do projeto.

Médio

Horas/Aulas aplicadas ao projeto.

Parque

Escola Pública

Escola Particular

Quantidade adequada de participantes.

30 participantes

30 participantes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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